Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2011

Celebrando a Sagrada Família.

Celebrar a festa da Sagrada Família é uma oportunidade de conhecer um pouco mais o que Deus quer de nós e ao mesmo tempo, conhecer um pouco do Deus que é família. Nós conhecemos a Deus através da revelação que faz de Si próprio. 


jmjwall1024


E para se comunicar conosco, usa nossas categorias, nosso modo de viver e pensar. Do contrário, continuaria incomunicável. Quando falamos de família, buscamos o exemplo. Por isso a oração da missa reza: “Ó Deus, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares suas virtudes” (Coleta). Mas os textos falam mais da ação do Espírito Santo. As pessoas que aparecem são conduzidas pelo Espírito: Maria, à sombra do Espírito, concebeu o Filho de Deus (Lc 1,35).


O mesmo Espírito a conduz, como conduzirá Jesus (Mt 4,1). Simeão é movido pelo Espírito que estava com Ele (Lc 2,27). O mesmo se pode dizer de Ana que é profetisa pela vida, pela idade e fé. Ana é profeta, vivendo sob o Espírito e apresentando Jesus ao mundo. Essa é a primeira maneira de ser família: viver conduzidos pelo Espírito Santo. Estar à sombra do Espírito é gerar Cristo nas atitudes da vida. O salmo reza: “Feliz és tu que temes o Senhor e trilhas seus caminhos. Do trabalho de tuas mãos hás de viver, será feliz, tudo irá bem” (Sl 127,1-2).


Nós nos preocupamos muito com a situação atual da família. É uma situação complicada em uma sociedade que procura desmoralizar todos os valores cristãos e que, na realidade, são também valores humanos. Qual será o resultado disso? Maria e José tiveram problemas com o Filho que seria sinal de contradição levando dor à mãe que terá a alma transpassada por uma espada (Lc 2,34-35). O remédio para a atual situação é o Espírito Santo que nos abre para ver a presença de Deus nos acontecimentos, e destes o maior, a própria família. Por que o Espírito Santo? Ele é o elo de unidade da Trindade. Por isso, se acabarmos com a família, não teremos mais condição de conhecer a Deus. Não será esta a fonte do ateísmo moderno?


Revesti-vos das virtudes de Cristo


O Espírito Santo traduz o amor de Deus em atos e hábitos nas circunstâncias de cada dia nos relacionamentos. O Espírito que nos veste com as vestes da salvação (Is 61,10), reveste-nos de Cristo (Rm 13,14) e nos reveste com os sentimentos de Cristo: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão e amor, que é vínculo de perfeição (Cl 3,12). A família aprenderá todos estes sentimentos na Palavra de Deus que habita em nós com toda sua riqueza (Cl 3,16). A ligação da família com a comunidade é o modo prático de salvá-la. Ocorre também a boa catequese, sobretudo por parte dos sacerdotes e bispos que são os pais da família paroquial e diocesana. Temos que nos deixar guiar pelo Espírito.


Simeão e Ana


São muito claras as figuras dos dois anciãos Simeão e Ana, curtidos na fé pelo Espírito Santo. Os jovens pais, Maria e José, ouvem atentos os pais do povo de Deus. O Eclesiástico ensina o valor do quarto mandamento no respeito aos pais, mesmo envelhecidos. Garante que Deus nos perdoará e ouvirá nossa oração (Eclo 3,3-7.14-17). O ancião não pode ser descartado. Devem ser cheios do Espírito. A família da Igreja, ao celebrar a Eucaristia, fortalece a família saciado-a com o Corpo e Sangue do Senhor.

Leituras: Eclesiástico 3,3-7.14-17;Salmo 127; Colossenses 3,12-21; Lucas 2,22-40.
Ficha nº 774 – Homilia da Festa da Sagrada Família (28.12.08)

1. Celebrar a festa da Sagrada Família é um conhecer um pouco mais o que Deus quer de nós e do Deus que é família. Deus se revela com nossas categorias. A liturgia apresenta a Família de Jesus como modelo, mas os textos se dirigem mais à ação do Espírito Santo. Os personagens são todos movidos pelo Espírito Santo: Maria, Simeão, Ana. Eis a primeira maneira de ser família é viver conduzidos pelo Espírito Santo e a sua sombra, gerar Cristo nas atitudes da vida.

Ele é o remédio para a atual crise da família, pois Ele une a família da Trindade. Se acabarmos com a família, não teremos mais condições de conhecer a Deus. Não é esta a causa do ateísmo moderno?

2. O Espírito Santo traduz o amor de Deus em atos e hábitos no dia a dia dos relacionamentos. Ele nos reveste com os sentimentos de Cristo: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão e amor. A família aprenderá todos estes sentimentos na Palavra de Deus. A ligação da família com a comunidade é o modo prático de salvá-la. Urge boa catequese por parte dos padres e bispos.


3. Os dois anciãos, Simeão e Ana, são figuras claras, curtidos na fé pelo Espírito Santo. O Eclesiástico ensina o valor do quarto mandamento no respeito aos pais, mesmo envelhecidos. Assim nossa oração será ouvida e receberemos o perdão dos pecados.O velho não pode ser descartado. Devem ser cheios do Espírito Santo. A Eucaristia fortalece a família, saciando-a com o Corpo e Sangue do Senhor.


Contra mão


Hoje abrimos nosso álbum de família cristã e damos com a foto da Família de Nazaré. Os três, Jesus, Maria e José, na melhor fatiota. Que bonito! Fico intrigado para saber como era aquela vida. Devia ser de pouca prosa. Falar o que, se estava tudo tão claro! “Quando o mistério é muito grande a gente não ousa desobedecer”, já dizia Saint- Exupéry. Seguiam tudo o que estava prescrito. Basta.

Mas algo não estava previsto: “Este Menino será sinal de contradição”(Lc 2,34). Ele vem em sentido contrário. Ou melhor, contrário a nós que estamos na mão errada. Não se pode ir a Ele, a não ser do jeito Dele.

O sentido contrário é o respeito e o amor à família, aos pais, sobretudo quando idosos (Eclo 3,3-17). Amor à família, como escreve Paulo, tem detalhes (Cl 1,12-21). E vão ao fundo de nosso coração.


Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Veja Também

Servir para Viver

Um Presente do Pai.

Nossa Senhora de Guadalupe.

Aqueles que Confiam no Senhor…

Um Milagre Eucarístico que ficou oculto 12 anos!


http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/cristo-maravilha.jpg?w=130&h=120
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/jesus-te-ama.jpg?w=130&h=120 http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg?w=130&h=120
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/eucaristia.jpg?w=130&h=120


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário